Conheça o Powerhouse Museum em Sydney - Uma Viagem Através do Tempo e da Memória
Enquanto eu fazia uma trilha em Central Coast na Austrália, conheci duas senhoras muito simpáticas que trabalhavam no Powerhouse Museum e nos recomendaram veementemente que o visitássemos. Naquela época, eu não tinha ideia do que poderia ser um “Powerhouse Museum” (um museu sobre usinas de energia?), o que despertou minha curiosidade, e para minha surpresa foi uma experiência incrível. Rapidamente se tornou um dos meus museus favoritos em Sydney. Motivado por isso, 3 anos depois decidi compartilhar algumas informações sobre o assunto porque todos deveriam saber! Muito obrigado, senhoras do Powerhouse Museum.
Origem e Fundação:
- O Powerhouse Museum foi fundado em 1988, mas tudo começou com uma coleção de objetos industriais e tecnológicos que foram exibidos pela primeira vez durante a Exposição Internacional de Sydney em 1879, hospedada no Garden Palace, uma estrutura construída no Royal Botanic Garden.
- Um acontecimento trágico ocorreu pouco depois da Exposição Internacional de Sydney. O magnífico edifício e a maioria das exposições foram destruídos quando um incêndio devastador dizimou o Garden Palace em 1882.
- Em 1981, um século depois, o Powerhouse Museum foi formalmente fundado. A missão do museu era mostrar e preservar a herança tecnológica da Austrália, a fim de dar continuidade ao legado da Exposição Internacional de Sydney. O Powerhouse Museum, localizado na antiga estação do bonde de Ultimo, tornou-se um centro de inovação e aprendizagem.
- O museu iniciou um novo capítulo em sua história em 1988, quando se mudou para o local atual em Ultimo. O Powerhouse Museum mudou-se para a usina de Ultimo, que proporcionou um local apropriado para exibir e conservar os triunfos tecnológicos da Austrália.
Arquitetura:
O design do museu é uma obra de arte que combina elementos tradicionais e contemporâneos. Embora seja uma mistura diferente, as adições modernas ao design do museu misturam-se com a fachada industrial preservada da antiga central, tornando-a bastante única.
A Coleção:
O acervo do Powerhouse Museum é amplo e variado, abrangendo temas desde conceitos científicos, objetos tecnológicos, conceitos de design, artes decorativas e história social. A exposição permanente inclui de tudo, desde relíquias de transporte e motores a vapor até moda e exibições interativas muito divertidas. E não se limitando apenas a isso, o Powerhouse Museum também “vai ao espaço” exibindo satélites, aviões, trajes espaciais e peças de foguetes de tirar o fôlego.
Exposições Notáveis:
Muitas exposições icônicas podem ser encontradas no museu, como a Locomotiva No. 1, o primeiro trem construído em Nova Gales do Sul, que remonta a meados do século XIX. Outro destaque é a réplica em miniatura do relógio astronômico de Estrasburgo, na França, conhecido como Modelo do Relógio de Estrasburgo.
Exposições Temporárias:
O Powerhouse Museum também abriga diversas exposições temporárias ao longo do ano relacionadas aos mais diversos assuntos, por isso vale sempre a pena dar uma conferida no site para se manter atualizado. No tempo que estivemos lá foi possível ver uma linda coleção de guitarras e um display Gucci bem chique e fashion.
Passeie de barco pelo oceano do tempo e da memória no Powerhouse Museum, descubra os segredos do passado e as raízes do presente. E saiba mais sobre como a tecnologia impacta o nosso dia a dia nesse lugar super interessante e bonito.
E excepcionalmente às quintas-feiras fica aberto até às 21h (a propósito, é uma ótima experiência visitá-lo à noite).
Para obter mais informações sobre museus gratuitos, dê uma olhada em nosso post sobre os 3 melhores museus gratuitos de Sydney.
Comentários
Postar um comentário