Guia Definitivo de São Paulo - Gastando Nada ou Quase

 

Indo para São Paulo? Aqui está o seu guia definitivo (gastando nada ou quase).

 

São Paulo foi eleita em 2023 como a segunda cidade mais interessante da América do Sul.

Explore World Wide utilizou a pontuação da pesquisa da Wikipedia para escolher as cidades mais interessantes ao redor do mundo.

E deve haver um motivo para isso: São Paulo é a cidade mais populosa do Hemisfério Sul, possui a segunda maior Parada LGBT+ do mundo, tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, são feitas 720 pizzas por minuto por lá e depois da pizza, o sushi é o prato mais consumido nesta grande cidade.

São Paulo, assim como Nova York, nunca dorme e recebe muitos turistas anualmente. Provavelmente devido ao fato de São Paulo ser o centro financeiro do Brasil e muitas pessoas pousarem em São Paulo antes de voarem para outros lugares do país.

Como qualquer cidade cosmopolita, tem seus problemas de segurança, mas nada do que a mídia diz sobre o Brasil. Se você for a São Paulo, evite exibir relógios de ouro ou caros, fique atento ao bolso e ao telefone enquanto estiver no meio de multidões e nunca ande sozinho em locais tranquilos e no escuro. Se você seguir isso, você ficará completamente bem. A polícia está sempre por perto em locais turísticos, então não há nada a temer, de verdade.

Então se você está indo para São Paulo a trabalho, para voar para outro lugar ou apenas para conhecer a maior cidade latino-americana do mundo e não sabe o que fazer, esta seleção definitiva é para você:


Avenida Paulista

A Avenida Paulista é uma avenida grande e muito conhecida entre os paulistanos. Antigamente, era o endereço mais desejado pelos comerciantes em ascensão para construir suas mansões e hoje é o símbolo do centro financeiro do Brasil.

Agora o tempo passou e tornou-se um centro cultural repleto de museus, teatros, cinemas, livrarias, restaurantes, cafés e muito mais.

 


O melhor dia da semana para ir à Avenida Paulista é aos domingos porque das 10h às 18h a avenida fica fechada para que as pessoas possam aproveitar ao máximo. Aos domingos você encontra Djs, bandas ao vivo e gente dançando por toda parte. É muito divertido!

 


Uma dica: baixe o app Credencial Sesc para Android ou Iphone e reserve o mirante para o SESC Paulista. De lá, você poderá observar a avenida inteira! É gratuito e a comida é deliciosa e muito barata!

Como chegar: Uber é sempre uma boa opção em São Paulo e funciona muito bem, mas metrô e trem são muito baratos e fáceis de usar (só pode ser chato em horários de pico devido ao grande número de pessoas, então se puder, evite) .
Para ir à Paulista de metrô basta pegar a Linha Verde e descer na Estação Brigadeiro, Estação Trianon - MASP ou Estação Consolação. E sim, há 3 estações no total nesta Avenida.

 

 

MASP

MASP ou Museu de Arte de São Paulo e também está localizado na Avenida Paulista. Foi fundado em 1947 e inaugurado (acredite ou não) pela Rainha Elizabeth II. Hoje é considerado o mais relevante museu de arte ocidental da América Latina com coleções que exibem peças de Monet, van Gogh, Picasso, Rembramdt, Renoir e muito mais artistas importantes de todo o mundo e do Brasil.

O prédio modernista que parece flutuar é reconhecido como um dos ícones de São Paulo e da Avenida Paulista.



 

 

Está aberto de domingo a domingo e das 10h às 18h (fechado às segundas-feiras - MUSEUS GERALMENTE NÃO ABREM ÀS SEGUNDAS-FEIRAS EM SÃO PAULO).

E visita gratuita (somente com ingressos reservados) às terças-feiras.
De uma olhada no site: https://masp.org.br/

Como chegar: Fica a 5 min. a pé da Estação Trianon - Masp.

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200

Menção honrosa de Exposições Gratuitas na Avenida Paulista sem necessidade de agendamento: Japan House (10h às 18h), Instituto Itau Cultural (11h às 20h), Centro Cultural Fiesp (10h às 20h), Casa das Rosas (10h). da manhã - 17h30).

 

 

Liberdade

Como mencionado, São Paulo tem a maior comunidade japonesa fora do Japão e a Liberdade é um subúrbio que representa isso. Com inspiração japonesa, é localizado bem no centro da cidade. Lá você encontra muita influência japonesa/asiática nos mercados, na música e principalmente nos restaurantes e é facilmente reconhecível pelas luminárias características.

 




Todos os sábados e domingos você encontrará uma feira de rua das 10h às 18h, onde poderá experimentar todos os tipos de comida de rua de fusão brasileira-japonesa. Eles são incríveis! Não deixe de experimentar o hot roll e também o Yakissoba. Para algo mais autêntico, você deve ir para
Momo Lamen House onde servem o noodles fresco da própria casa e feito na hora.

 

Momo Lamen House Restaurante


Como chegar: Você vai parar no mercado de rua se pegar a Linha Azul e descer na Estação Japão - Liberdade.

 

 

Catedral da Sé

Também formalmente chamada de Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (que nome comprido). Esta bela igreja neogótica tem 111 metros de altura e é a principal catedral de São Paulo. Pode estar rodeado de moradores de rua, o que é muito triste, mas também é vigiado pela polícia, o que aumenta muito a sensação de segurança.

 


O mais interessante da Catedral é que exatamente onde fica a igreja é o Marco Zero da cidade de São Paulo e o triângulo que as ruas formam é a fundação de São Paulo, onde nasceu esta enorme e divertida cidade. 

Como chegar: Fica em frente à Estação Sé da Linha Azul. Mas é uma caminhada muito segura da Liberdade se quiser fazer as duas coisas e não demora mais que 15 min.

Endereço: Praça da Sé - Sé, São Paulo - SP, 01001-000

Menção Honrosa: Pateo do Collegio é a primeira construção de São Paulo, onde surgiu pela primeira vez um colégio para converter indígenas em cristãos. Foi fundada por José de Anchieta, também fundador de São Paulo. A entrada para o pátio e para observar a primeira parede original são gratuitas, mas para entrar no museu é necessário pagar o ingresso. Está aberto diariamente (exceto domingo e segunda-feira) das 9h às 16h45. São 5 minutos. a pé da Catedral de São Paulo. Ou conheça mais detalhes sobre esse lugar incrível em nosso post mais detalhado e saiba ainda mais sobre as origens de São Paulo: Pateo do Collegio - Descubra Onde São Paulo Nasceu




Mercado Municipal de São Paulo

Chamado informalmente de Mercadão pelos locais, é um lindo mercado municipal de frutas e delicatessen fundado em 1933. Lá você encontra inúmeros pratos típicos do Brasil e de São Paulo. Sinta-se à vontade para experimentar frutas nas frutarias sem nenhum custo, mas uma dica honesta é: não fique muito tempo e não dê muita atenção a eles. Eles tentam ser realmente persuasivos e as frutas são muito mais caras que os mercados normais. Mas a comida é incrível, você não pode deixar de experimentar o Sanduíche de Mortadela que é imperdível e um sanduíche bem típico.

 

 


As barracas e restaurantes são realmente charmosas em geral e é muito divertido olhar ao redor e ver tantas variedades de frutas e frios. Pegue uma cerveja gelada, um sanduíche de Mortadela e me agradeça depois.
Também no Mercado Municipal é legal experimentar um delicioso Pastel.

 

 

 

Está aberto diariamente das 8h às 19h.

Como chegar:
Recomendo ir de Uber devido às multidões que você encontrará andando por lá, o que pode não te dar uma boa sensação de segurança. Mas se não tiver medo, o caminho mais rápido é ir de metro, pegando a Linha Azul e saindo na Estação São Bento. Serão 7 minutos andando no total.

Endereço: R. da Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01024-900

 

 

Parque Ibirapuera

Ibirapuera é o parque mais famoso e querido de São Paulo que poderia ser chamado de Central Park Brasileiro. Bem no coração da cidade e em um subúrbio muito bonito, reserve um tempo para respirar um pouco de ar fresco na selva de concreto. Dê um passeio ou ande de bicicleta dupla com seu parceiro, com certeza será muito divertido. Pode haver eventos gratuitos acontecendo por lá, então é sempre bom dar uma olhada no instagram deles.

 


 

Lá você também encontra algumas obras de arquitetura do parque feitas por Oscar Niemeyer, famoso arquiteto modernista que também é responsável por diversos projetos futuristas no Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e um famoso edifício residencial-comercial de São Paulo chamado COPAN, a cidade vertical.

Está aberto diariamente das 5h às 12h. 

Como chegar: Um Uber seria a melhor opção porque não há transporte público direto para lá, mas você também pode pegar a Linha Verde e descer na Estação Ana Rosa. É uma longa caminhada de 40 minutos, mas você pode conhecer mais e desfrutar de um passeio seguro pela cidade.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050

 

 

Sala São Paulo 

Sala São Paulo é uma sala de concertos e considerada uma das melhores salas do mundo. É a casa da OSESP ou Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. É conduzido atualmente pelo renomado maestro Thierry Fischer que acaba de renovar seu contrato para o próximo ano.

 

 


Mas o melhor é que as manhãs de domingo são sempre gratuitas, mas é necessário reservar os seus bilhetes online com antecedência, todas as segundas-feiras, a partir das 10h. Se você não conseguir os ingressos a tempo, não se preocupe. Há sempre lugares vazios, basta solicitá-los antes do início do concerto. Você provavelmente precisará esperar um pouco, mas valerá a pena.

O salão é lindo assim como a acústica, mas a área chamada Balcão Mezanino tem o melhor som e vista.

Matinais de Domingo geralmente começam às 11h.

Como chegar: pegue a linha Amarela e desça na Estação da Luz (que é a estação mais bonita e mais antiga de São Paulo). Siga pela Plataforma 1. O final da Plataforma 1 foi totalmente pensado para sua segurança para que você não precise sair da estação para chegar à Sala São Paulo. Basta seguir as placas que apontam para SALA SÃO PAULO e você chegará lá em pouco tempo.

 

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01218-020 (inside the old Júlio Prestes Station).

 

 

Pico do Jaraguá 

Jaraguás Peak é o pico mais alto de toda a cidade de São Paulo. Esse é um lugar que a maioria dos guias de viagem (senão nenhum) nunca mencionará e provavelmente porque fica um pouco longe do centro da cidade. No entanto, confie em mim. Se você tem tempo livre e gostaria de ver um pouco de mais de natureza, não se arrependerá.

Experimente fazer uma caminhada seguindo as múltiplas trilhas e também a trilha (um pouco mais intensa) até o topo do pico (1.135 m de altura) e com certeza você encontrará alguns macacos, e com sorte alguns quatis, preguiças e árvores nativas como o açaí. A vista é simplesmente incrível e de lá você pode ver grande parte da cidade e ainda mais.

 




Um breve texto sobre sua história e mineração:

São Paulo está localizada na Mata Atlântica que quase desapareceu completamente, mas no Parque Estadual do Jaraguá ainda está totalmente preservado e você terá a oportunidade de conhecer o bioma original da região de São Paulo e como ele poderia ter sido há 500 anos atrás. antes da colonização portuguesa.

O Parque Estadual do Jaraguá fica ao lado de uma reserva indígena que pode ser observada no caminho. Isso porque essas terras eram sagradas antes de os portugueses as assumirem. Dentro do parque, você encontra também a casa de um importante Bandeirante (Afonso Sardinha), que é a denominação do grupo de homens que foram responsáveis pela exploração das terras no interior do Brasil entre os séculos XVI e XVII.

O principal interesse nessas terras era a extração de ouro que era muito abundante naquela região e rapidamente se tornou a primeira mina de ouro do Brasil.

Como chegar: Recomendo novamente pegar um Uber (1 hora de carro do Centro da Cidade), mas dessa vez porque a estação fica um pouco distante. Mas se você não se importa de andar como eu, basta pegar a Linha Verde e trocar de metrô pelo trem na Estação Tamanduateí via Jundiaí. E aí você desce na Estação Vila Clarice. Serão 30 minutos. caminhe até o Parque Estadual do Jaraguá e bastante seguro.

Endereço: R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa, São Paulo - SP, 05184-000

 

Rua Augusta 

São Paulo também é o centro das baladas do Brasil e eu até arriscaria dizer que tem as melhores casas noturnas e bares de todo o país (até melhor que o Rio, mas não deixe que eles saibam que eu disse isso. shhhh hahaha) . Até li uma vez um texto dizendo que o Rio de Janeiro era especializado no período da manhã/tarde, mas São Paulo era especializado na noite, acho que tenho que concordar com isso.

A Rua Augusta é uma rua que passa pela Avenida Paulista. É dividida ao meio em: Baixa Augusta e Alta Augusta. A Baixa Augusta é onde as casas norturnas estão mais concentradas e a Alta Augusta é onde você encontra mais bares e restaurantes. Então, se você é uma pessoa noturna, vai adorar se perder por lá.

Fazendo algumas pesquisas, é possível encontrar alguns ingressos VIP para festas se você adicionar seu nome na lista dos respectivos sites.

Como chegar: em 1 min. da Estação Consolação, em Paulista. Ao lado, na verdade.


Museu do Futebol

Todo mundo sabe que o Brasil adora futebol e é considerado o País do Futebol devido ao amor dos brasileiros por esse esporte.

 

 


 

O Museu do Futebol foi criado como uma homenagem a todos os rituais que fazem parte da diversão de uma partida e de seus heróis. Fica dentro do Estádio do Pacaembu e é muito divertido se você é fã de futebol. Possui um grande acervo, documentos e gravações de diversos momentos icônicos da história do futebol brasileiro.

Está aberto diariamente (exceto segunda-feira) das 9h às 17h.
MAS é gratuito às terças-feiras, porém é necessário fazer reserva.
Confira no site:
https://museudofutebol.org.br/

Como chegar: são 30 min. da Estação Consolação para quem tem coragem de caminhar.

Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP, 01234-010

 

 

Museu do Ipiranga

Às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, o imperador Dom Pedro I gritou: Independência ou Morte! Aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, mesmo dia em que os brasileiros comemoram a independência de Portugal. As circunstâncias do acontecimento e os heróis permanecem controversos sendo alvo de discussões até os dias de hoje. Mas o fato é que um belo e enorme palácio neoclássico foi construído para celebrá-lo e inaugurado em 1895.

Lá você encontrará pinturas incríveis, coleções de objetos da época e até mesmo arqueologia. Na cobertura você pode contemplar o parque e os monumentos que circundam o museu. Então reserve um tempo para aprender um pouco mais sobre a história brasileira e se encantar com sua arquitetura deslumbrante.

 



 

Está aberto diariamente (exceto segunda-feira) das 10h às 17h. É necessário reservar o seu bilhete, MAS é gratuito para todos às quartas-feiras e não é necessária reserva (pode adquirir os seus bilhetes na entrada).

Como chegar:
se for de metrô, pode pegar a Linha Verde e descer na Estação Santos-Imigrantes. Serão 25 minutos. a pé de lá ou 25 minutos de Uber do centro.

Endereço: Parque da Independência - Ipiranga, São Paulo - SP, 04263-000

 

 

Beco do Batman

Os outdoors são estritamente proibidos na cidade de São Paulo. Essa lei foi criada com o objetivo de diminuir a poluição visual que é tão grande quanto a cidade. Em vez disso, você encontrará muita arte de rua, às vezes até cobrindo um prédio inteiro!

 

 

 

O Beco do Batman é uma coleção urbana de pequenas ruas totalmente decoradas com arte de rua colorida. Por estar localizada no bairro da Vila Madalena, você encontrará muitos bares e restaurantes por toda parte, o que a ajudou a se tornar uma atração turística muito divertida. Se você está procurando comida, esse é o lugar!

Aliás, juntos os subúrbios Vila Madalena, Pinheiros e Vila Mariana formam a parte mais boêmia de São Paulo sendo os melhores lugares para jantar fora de toda a cidade.

Por estar nas ruas, o Beco do Batman fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas os restaurantes e bares abrem principalmente depois das 17h.

Como chegar: São 17 min. a pé do Santuário N. Sra de Fátima - Estação Sumaré ou da Estação Vila Madalena na Linha Verde.

Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 - Jardim das Bandeiras, São Paulo - SP, 05436-060


Esse foi o Guia Definitivo de São Paulo - Gastando nada ou quase. Não se esqueça de se inscrever para mais informações e dicas. Deixe nos comentários se você tiver alguma dúvida ou crítica. Aproveite e até mais!



Comentários

Inscreva-se e Receba Muito Mais Dicas e Recomendações!

Nome:

E-mail:

Postagens mais visitadas deste blog

Os Melhores Museus Gratuitos em Sydney - Austrália

O Que Fazer Na Avenida Paulista? O Guia Completo da Paulista Em São Paulo

Conheça o Powerhouse Museum em Sydney - Uma Viagem Através do Tempo e da Memória