Avenida Paulista - A História da Avenida Mais Famosa de São Paulo
O que antes era apenas uma estrada rapidamente se tornou a Avenida mais famosa de São Paulo e há uma razão para isso. Como endereço histórico, ao longo do tempo se transformou em um pólo cultural de 3 km com atividades extremamente divertidas, e acredite, se você pudesse chamar São Paulo de Nova York latino-americana, a Avenida Paulista seria a Times Square latino-americana (disconsiderando os Bilboards uma vez que são proibidos em São Paulo como foi explicado em nosso post Guia Definitivo de São Paulo - Gastando Nada ou Quase). Por isso, reservamos um tempinho para vos falar desta icónica Avenida que não é apenas uma estrada. Confira.
![]() |
Vista da Paulista Para o Bairro Bela Vista |
História da Paulista
Paulista é o nome dado a quem é do Estado de São Paulo o que explica a origem do nome. Mas antes de se tornar uma avenida, era uma estrada frequentemente utilizada para o transporte de touros e carruagens, e era habitada por poucas pessoas que viviam em seus pequenos casebres ao longo da rua grande. Porém, a cidade teve que ser ampliada devido ao fato do centro da cidade já estar superpovoado e superfaturado. - conheça a origem de São Paulo em nosso post sobre o Pateo do Collegio - Conheça Onde São Paulo Nasceu.
Após ser inaugurada em 1891 como avenida, comerciantes, ricos agricultores e barões desenvolveram grande interesse em construir suas próprias vilas que se tornaram notórias. A lei mudou com o tempo, é claro, e no início do século 20 a avenida sofreu uma grande modernização e acabou recebendo seus primeiros arranha-céus. A Avenida Paulista também foi a primeira rua da cidade de São Paulo a receber asfalto em 1909.
![]() |
Paulista Hoje em Dia |
Um desses palácios foi inesperadamente transformado em um McDonalds, que foi a milésima unidade do McDonalds aberta no Brasil. O palácio em si era propriedade de dois imigrantes, um homem da Síria e uma mulher da Itália, que eram comerciantes de tecidos. O casarão era a casa dos seus sonhos, mas acabou por ser vendida e utilizada diversas vezes para acolher diversos eventos e também um banco. Agora os descendentes dos primeiros proprietários estão muito felizes já que qualquer pessoa pode entrar, conhecê-lo e contemplar sua bela arquitetura.
![]() |
McDonalds Número 1000 |
![]() |
Interior do McDonalds |
Pelo que a Avenida Paulista é Reconhecida?
Ano Novo
Parada do Orgulho LGBTQ+
Além dos museus, a Avenida Paulista é um centro de atividades culturais, recebendo diversos eventos e festividades. A Parada do Orgulho LGBTQ+ de São Paulo, por exemplo, é a segunda maior Parada do Orgulho LGBT do mundo e em 2006 foi listada pelo Guinness World como a maior Parada do Orgulho LGBTQ+ com 2,5 milhões de pessoas.
Música e Arte de Rua
Todos os domingos, músicos, artistas e monumentos humanos realçam a paisagem metropolitana com o seu brilho criativo que acrescentam à atmosfera vibrante. Isso o torna característico e cria a justaposição.
entre arte e negócios, comércio e cultura.
Vegetação no Meio da Selva de Pedra
A avenida é cercada de vegetação apesar da agitação da cidade e o Parque Trianon oferece um refúgio tranquilo como um oásis no deserto. Torna a avenida mais atrativa devido a esta harmonia entre a natureza e o concreto que cria um espaço onde a calma e a vida urbana podem coexistir.
![]() |
Rosas na 'Casa das Rosas' - Gratuito para Visitar |
Skyline de São Paulo
O impressionante skyline de São Paulo é realçado pelos famosos arranha-céus que margeiam a avenida, como o Edifício do Banco do Brasil e o Edifício Gazeta, uma estação de TV e rádio, e também um centro cultural. Estes edifícios servem como emblemas do poder econômico da cidade, além de albergarem sedes corporativas de grandes empresas.
![]() |
Curtindo a vista no Mirante do SESC - clique para mais info |
MASP
A Avenida Paulista também abriga o MASP - Museu de Arte de São Paulo, considerado o museu de arte mais relevante da América Latina e exibe peças de Monet, van Gogh, Picasso, Rembramdt, Renoir e muito mais importantes artistas de todo o mundo e do Brasil .
![]() |
MASP |
Se você quiser saber mais sobre algumas atividades gratuitas interessantes na Paulista, o nosso guia também fornece informações muito legais sobre.
Como chegar: Uber é sempre uma boa opção em São Paulo e funciona
muito bem, mas metrô e trem são muito baratos e fáceis de usar (só pode
ser chato em horários de pico devido ao grande número de pessoas, então
se puder, evite) .
Para ir à Paulista de metrô basta pegar a Linha Verde e descer na Estação Brigadeiro, Estação Trianon - MASP ou Estação Consolação. E sim, há 3 estações no total nesta Avenida.
A Avenida Paulista é essencialmente uma tapeçaria viva que entrelaça a história, a cultura e a variedade de São Paulo, ao invés de ser apenas uma avenida. Seu desenvolvimento espelhou o da cidade, tornando-a uma representação dinâmica do espírito da maior metrópole do Brasil e um símbolo de resiliência e expansão.
Comentários
Postar um comentário